05 motivos que não podemos ignorar quanto nossa licença ambiental

A gente sabe que as empresas no momento em que recebem suas licenças ambientais ficam contentes e aliviadas, tendo em vista tratar-se de uma tarefa burocrática e onerosa no entendimento de alguns empresários.

Entretanto, muitos acabam esquecendo o documento no “quadrinho” que fica exposto na frente do empreendimento ou numa gaveta e por experiência própria por vezes não cumprem os requisitos impostos. Mas o que devo cumprir? Cada licença tem sua particularidade, por isso nós da G&P elaboramos 05 itens para te ajudar:

  • Cumprimento dos Prazos das Licenças

Cada empreendimento recebe uma série de condicionantes que deve monitorar e cumprir com prazos específicos. O ideal é que você elabore uma listinha com o que precisa cumprir e garanta o cumprimento destes requisitos.

  • Relatório de Cumprimento das Licenças

É importante que cada condicionante tenha sua ação realizada, para isso elabore um relatório demonstrando que você atende a todos os requisitos legais e os condicionantes da sua licença ambiental em forma de relatório para entrega junto ao órgão fiscalizador.

  • Monitoramento dos Prazos

Alguns condicionantes ambientais requerem um monitoramento por profissional técnico habilitado, sua empresa possui este profissional? Dentre os monitoramentos ambientais de maior solicitação estão: Controle de Resíduos, Controle de Efluentes Líquidos assim como Controle dos Particulados e Ruídos.

  • Organização Ambiental

Algumas empresas descuidam deste procedimento básico: ORGANIZAÇÃO! A cada entrega de documento no órgão ambiental, evidências de cumprimento de condicionantes ambientais, atendimento a ofícios, dentre outros. Organize seus documentos, assim como organiza os documentos do seu departamento financeiro. Isso garantirá vida longa ao seu empreendimento.

  • Legislação Ambiental

E por fim, mantenha-se atualizado quanto ao atendimento legal ambiental do teu negócio, pois é de responsabilidade da empresa o cumprimento.  Existem no mercado diversas empresas que executam essas atualizações, assim como faça seu consultor e/ou funcionário de meio ambiente atender a esta demanda.

Achou muita coisa? O ganho ambiental será enorme para seu negócio se cumprires estes 05 passos. Se atualmente você tem dificuldades ou não sabe se está atendendo a estes itens básicos, entra em contato com um de nossos consultores, teremos o maior prazer em tirar tuas dúvidas e auxiliar quanto às demandas ambientais, e de quebra ainda podes te surpreender com os custos neste setor… mas isso fica para um próximo post.

Copyright © 2017 Licenciamento Ambiental | G&P Soluções Ambientais

Share This