Por que realizar uma Auditoria Ambiental?

No Brasil, cresce cada vez mais o interesse dos consumidores por produtos e serviços ambientalmente corretos, impulsionando as empresas a adotarem práticas mais sustentáveis na busca da melhoria de seus processos, no intuito de além de atender a legislação aplicável, diminuir/eliminar os impactos ambientais de suas atividades, visando tornar-se mais competitivos no mercado que atuam.

 

As Auditorias Ambientais tornaram-se ferramentas imprescindíveis para as Empresas descobrirem os problemas ambientais que possam ter, e a oportunidade de melhoria respondendo a questões que envolvem resíduos, emissão atmosférica, efluentes, consumo de energia, aspectos legais, entre outros.
Pode-se dizer, que a auditoria ambiental é uma avaliação de adequação da Empresa a critérios preestabelecidos que podem ser: normas técnicas, requisitos legais, requisitos definidos por clientes ou pela própria Empresa.
 
Mas por que fazer uma auditoria ambiental?
 
Podemos dizer, sem exagero, que a razão básica para realizar uma auditoria ambiental é a sobrevivência. Assim como a auditoria contábil é uma ferramenta básica para avaliar a saúde financeira de uma organização, é a auditoria ambiental que irá diagnosticar riscos e danos ambientais que possam surgir das atividades de uma empresa, antes  que possam se transformar em sérios passivos ambientais.
 
Destacamos alguns tipos de auditoria ambiental, utilizadas no setor privado.

Copyright © 2017 Licenciamento Ambiental | G&P Soluções Ambientais

Share This