6 maneiras de incentivar sua equipe a ter boa consciência ambiental

Apesar de o debate sobre conscientização ambiental ter crescido bastante nas últimas décadas, nada mudará se não houver mudança de atitude. Diante do momento crítico em relação ao meio ambiente, é necessário criar uma consciência ambiental, em que cada indivíduo deve agir como fiscal e cuidador do ecossistema.

A ação positiva de conservação ambiental deve estar presente no dia a dia, em todos os lugares, inclusive no trabalho. Se você está à frente de uma equipe, saiba que há diversas maneiras de incentivar a boa consciência ambiental de seu pessoal, afinal, com ela, todos saem ganhando: o ambiente, em preservação, e sua empresa, em economia!

Confira, então, estas 6 dicas para incentivar sua equipe a ter boa consciência ambiental:

1. Encoraje a diminuição do uso de papel

A reutilização de papel diminui significativamente a produção de lixo, além de evitar a destruição de árvores e o consumo de muitos litros de água. Então, conscientize seu pessoal quanto ao gasto desnecessário de papel, por exemplo:

  • revisar na tela do computador antes de imprimir;

  • realizar a impressão somente se for realmente necessário;

  • utilizar os papéis dos dois lados;

  • reutilizar papéis usados para fazer rascunho;

  • usar preferencialmente o correio eletrônico.

2. Instigue a redução do consumo de energia

A produção de energia elétrica está sempre causando algum impacto na natureza, porém, cada processo tem sua particularidade. Alguns dos impactos causados são emissões de gases do efeito estufa, poluição local, chuva ácida, produção de rejeitos radioativos, enfim, muitos impactos negativos.

Então, faça uma campanha para conscientizar sua equipe, monte um plano de ação para saber quais mudanças são necessárias. Sempre nos horários possíveis, aproveitar a luz solar, abrindo janelas e portas, pois esta é uma das maneiras de ajudar na preservação do meio ambiente.

3. Faça campanha para adoção de copo reutilizável

Uma forma de cuidado com o meio ambiente é evitando a utilização de produtos descartáveis, pois este tipo de material leva de 250 a 400 anos para se decompor. Um dos produtos mais corriqueiramente utilizados dentro de uma empresa é o copo descartável, que atualmente é um dos resíduos sólidos menos reciclados ao redor do planeta.

Sem contar que o gasto de água para a sua produção é bastante significativo. Então, sugira para sua equipe que cada um adote um copo reutilizável. A natureza agradece!

4. Incentive a coleta de lixo seletiva

A coleta seletiva de lixo já se tornou uma boa prática dentro de empresas. Com a destinação dos resíduos feita de forma adequada, há ganho tanto para o ambiente – pois há diminuição no consumo de água e energia – quanto para indústrias e colaboradores.

Além disso, a coleta ajuda na conscientização dos indivíduos sobre consumo sustentável e preservação do meio ambiente. E também conscientiza o pessoal sobre a importância da destinação adequada dos resíduos.

5. Conscientize para o consumo consciente da água

Um dos maiores problemas da atualidade é o possível esgotamento da água potável num futuro não muito distante. Então, falando em consciência ambiental, esta torna-se uma das pautas mais importantes. Para conscientizar o pessoal, faça reuniões periódicas, distribua informativos e cartilhas e estabeleça metas.

6. Estimule a doação do lixo eletrônico

O lixo eletrônico é altamente poluente e a maioria das pessoas não sabe o que fazer com ele, muito menos sabem que mais de 90{6f4f2abe92a011700d089cee7432abce51ef877f66b3f8fcd30bf2ae19f65c5f} dos materiais contidos nos eletrônicos podem ser reciclados. Sem contar que sua reciclagem gera um impacto positivo na economia de água.

Assim, faça uma campanha para conscientizar sua equipe sobre a destinação adequada do lixo eletrônico gerado pela empresa e o quanto isso gera impactos positivos ao meio ambiente.

Sem dúvidas, devemos fazer nossa parte no que diz respeito ao meio ambiente. Ter consciência ambiental e repassar para os demais ajuda a construir aos poucos uma rede de benfeitorias pela natureza e, consequentemente, pela própria sociedade.

Gostou das nossas dicas sustentáveis? Então, assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado!

Copyright © 2017 Licenciamento Ambiental | G&P Soluções Ambientais

Share This