7 dicas para evitar danos ambientais por desperdícios na empresa

Sustentabilidade empresarial é um conjunto de medidas que uma empresa incorpora, tendo em vista o respeito pelo meio ambiente. Para que uma empresa esteja de acordo com a sustentabilidade ambiental e social, deve adotar boas práticas e evitar danos ambientais, tudo isso sem esquecer a parte econômica, que é essencial para manter a empresa. E por falar em economia, as empresas com selo verde se destacam diante daquelas que não têm compromisso ambiental.

Aqui, vamos ensinar como atenuar danos ambientais, dando algumas dicas de como evitar desperdícios dentro da empresa.

1. Seja uma empresa verde

O termo usado para uma empresa que está de acordo com as normas de gestão ambiental é “Empresa Verde”. Para se tornar uma empresa verde, é necessário um planejamento e estudos acerca do processo produtivo, para assim criar políticas ambientais internas que visem a sustentabilidade.

Aplique a ISO 14001, que é uma norma internacional que estabelece quais as melhores práticas a serem implantadas num sistema de gestão ambiental.

2. Atente para o desperdício de água

Instale sistema de tratamento e reaproveitamento da água e, se possível, um de captação de água de chuva, o custo de instalação é baixo e o benefício é alto, pois gera economia na utilização de água potável para tarefas corriqueiras, como aguar plantas ou lavar banheiros, pisos e calçadas, assim, economizando também na conta da água;

Por fim, utilize torneiras com temporizador, e descargas sanitárias mais econômicas.

3. Instale pontos de coleta seletiva

Monitore a utilização dos coletores e cuide para que não haja destinação errada dos resíduos sólidos. Além disso, procure se aliar a um coletor da região, pois assim garante um direcionamento melhor dos resíduos produzidos pela empresa.

4. Reduza o uso de energia

Faça isso através de ações como abrir portas e janelas, deixando que a luminosidade natural entre no ambiente. Assim, você ajuda o meio ambiente e reduz os gastos com energia

Troque lâmpadas tradicionais por led, utilize ar-condicionado ecológico, apague as luzes dos locais que não estão sendo utilizados, instale sensor de presença para a luz de corredores e escadas e retire equipamentos da tomada após o uso.

5. Treine seu pessoal

Faça com que seus colaboradores sejam devidamente treinados e qualificados, para que assim tenham consciência ambiental. Uma equipe engajada pela causa faz toda a diferença, pois é através dos colaboradores que as práticas sustentáveis se transformam em hábitos permanentes.

6. Evite desperdício de produtos químicos

Faça uma planilha com os produtos de limpeza. Assim, haverá controle do consumo, a empresa economiza e evita o desperdício de produtos químicos.

A propósito, evite os produtos químicos e, sempre que possível, dê preferência aos produtos ecológicos, conhecidos como “biodegradáveis”, que se decompõe na natureza.

7. Poupe papel

Adote dentro de sua empresa práticas como utilização de papel reciclado, reutilização de papel, evitando o desperdício.

A adoção da sustentabilidade ambiental por parte de uma empresa só tem pontos positivos, pois ser uma empresa verde melhora a visibilidade para com os clientes, evita que a empresa sofra multas ambientais ― lei nº 9.605, conhecida como a “Lei dos Crimes Ambientais” ―, ajuda a economizar dinheiro e evitar danos ambientais em grande escala, pois a empresa está comprometida com o meio ambiente e minimiza seus impactos, auxiliando também no desenvolvimento social.

Gostou das nossas dicas sustentáveis? Então compartilhe esse post nas redes sociais e passe a ideia adiante!

 

Copyright © 2017 Licenciamento Ambiental | G&P Soluções Ambientais

Share This