7 dicas práticas de sustentabilidade nas empresas

Ter uma empresa sustentável não é exclusividade de grandes empresários ou grupos corporativos, sendo que cada vez mais a sociedade vem cobrando a sustentabilidade nas empresas, independentemente do tamanho da corporação.

Se você é um empresário, fique sabendo das possibilidades de tornar a sua pequena empresa mais sustentável ao adotar algumas práticas simples. Reduzir o consumo, inovar e compartilhar ideias fazem a diferença e são algumas das principais ações que podem gerar um impacto maior na preservação do meio ambiente e um negócio ecologicamente correto.

Neste post você poderá conhecer algumas dicas práticas para sua empresa se tornar mais sustentável e a um custo baixo.

1. Pesquise sobre sustentabilidade nas empresas

Para resultados mais eficientes, faça uma pesquisa básica antes de adotar as medidas de sustentabilidade para o seu ramo de negócio, como por exemplo, sobre o uso de energia limpa, separação do lixo e reutilização de embalagens.

É preciso ter o entendimento sobre o custo dessas ações, pois não adianta investir em produtos e serviços mais baratos, sem a garantia de que são ecologicamente corretos. Para ajudar nessa tarefa, procure uma empresa de consultoria ambiental.

2. Faça manutenções regulares

Fazer manutenções regulares em todo o maquinário, além de vistorias rotineiras na parte elétrica e hidráulica da empresa, sempre verificando se as ligações e sistemas estão completamente adequados, contribui para evitar o desperdício de energia e água, além de diminuir o risco de acidentes.

3. Invista em equipamentos mais econômicos

Faça investimentos a médio e longo prazo para aumentar as ações sustentáveis de sua empresa, como trocar lâmpadas tradicionais por Led e instalar sensores de presença para ambientes com pouco movimento de pessoas.

Em outros locais, aproveite a luz do sol para iluminar, reduzindo o consumo de energia. Quando estiver com ar-condicionado ligado, mantenha portas e janelas sempre fechadas.

Troque os equipamentos antigos e que consomem mais por outros modelos que tenham o selo Procel de Classificação A, garantindo a modulação adequada e o baixo consumo de energia.

Instale, ainda, também torneiras temporizadoras em todas as pias e utilize arejadores, restritores e reguladores de pressão.

4. Envolva a equipe em ações conscientes

Envolver os funcionários é uma ação importante para alcançar a sustentabilidade da empresa, além de ser uma oportunidade de relacionamento, educação e engajamento.

Informe todos os funcionários por e-mail sobre a importância de exercer atitudes simples para aumentar a sustentabilidade da empresa, mostrando seus benefícios no dia a dia de cada pessoa e as consequências para o planeta.

5. Controle os gastos de materiais

O controle é a melhor ferramenta para a economia. Fazer uma planilha de controle com registros mensais de consumo ajudará a identificar os pontos de desperdício.

Copos plásticos e papéis estão presente no dia a dia da maioria das empresas. Portanto, incentive os funcionários a reaproveitarem copos plásticos ou levar garrafas para o trabalho e, também, a reutilizarem papéis como rascunho ou para impressão.

6. Faça parcerias

Separar os resíduos sólidos para reciclagem é um empenho que a maioria das empresas deve ter, apesar da falta de serviço público de coleta seletiva em algumas cidades desmotivar essa ação. Nesses casos, faça uma parceria com ecopontos ou com pequenas cooperativas.

Outra ação legal é não jogar produtos eletrônicos no lixo. Opte por reformá-los ou doá-los para uma instituição. Assim, você praticará outra ação tão boa quanto a sustentabilidade: a solidariedade com as pessoas que precisam.

7. Vincule e apoie as campanhas de sustentabilidade

Como empresário, apoie programas e campanhas de sustentabilidade, pois além de contribuir para a preservação do meio ambiente, eles darão visibilidade para sua empresa e ainda podem trazer benefícios fiscais.

Essa ação também ajudará a fidelizar os clientes à sua marca e criar um relacionamento diferenciado com o consumidor final, que valoriza as empresas engajadas na sustentabilidade do planeta.

Você viu como mudanças de hábitos e práticas simples podem colaborar significativamente com a sustentabilidade nas empresas e a preservação do meio ambiente?

Então não perca mais tempo e comece logo um plano de mudanças sustentáveis e inclua seus funcionários e colaboradores. Mas antes, leia também o nosso artigo sobre o novo aplicativo que usa energia renovável para carregar celular.

Copyright © 2017 Licenciamento Ambiental | G&P Soluções Ambientais

Share This