Como a Contabilidade pode te ajudar nas demandas ambientais da tua empresa?

No dia 25 de abril é comemorado o dia da Contabilidade, e todos aqui tem um contador dentro da empresa ou terceirizado, correto? Então nós da G&P resolvemos escrever sobre como a contabilidade está diretamente envolvida no teu processo ambiental, como assim Patrícia? É simples, o licenciamento ambiental do teu empreendimento gera indicadores, gera números e receitas, isso mesmo R-E-C-E-I-T-A! Um dos maiores desafios da nossa sociedade é quando precisamos abordar a questão ambiental e compatibilizar ela com crescimento econômico e a preservação ambiental, não é mesmo? Muitos dizem que isso é impossível, mas de acordo com diversos estudos realizados é possível demonstrar que existe compatibilidade sim, principalmente nas demonstrações contábeis, pois nela estão as questões relativas a situação patrimonial e ao desempenho da empresa em um determinado período. Ficou interessado? 

Qual o papel da Consultoria Ambiental?

Uma empresa consultoria ambiental não tem por objetivo só licenciar um empreendimento, nós da G&P temos por objetivo ir além da obtenção de uma licença ambiental, nossa função quando o nosso cliente recebe sua licença ambiental é demonstrar que ele poderá a partir daquele momento, controlar, gerenciar, reduzir os custos do seu empreendimento, com a utilização de ferramentas simples: indicadores de desempenho ambiental.

No momento em que um empreendimento sabe da importância do uso de indicadores de desempenho ambientais confiáveis, aliada a cultura organizacional da empresa em disseminar os mesmos há a transparência dos negócios das empresas. A ideia é que os indicadores serão valorizados se forem transparentes no tempo, ou seja, os indicadores precisam ser relativos e surgem como uma oportunidade de negócio, se forem comparáveis com indicadores de outras empresas do mesmo ramo. Sendo assim, a participação da Contabilidade é de extrema importância, pois vai despertar o interesse para as questões ambientais, ajudando a classe empresarial a implementar, em sua gestão, a variável ambiental, não apenas para constar na legislação, mas por uma verdadeira conscientização ecológica. E de que forma isso pode acontecer? O consultor ambiental, em conjunto com o contador da empresa, deverão evidenciar quais as medidas serão adotadas pela empresa e os resultados alcançados durante este processo de gestão ambiental e levantamento de indicadores.

E a Contabilidade?

O departamento contábil de sua empresa é um ótimo gerenciador de informações formais e estruturados, que têm por objetivo informar para o diretor/presidente da empresa o controle do patrimônio, avaliação de desempenho e tomada de decisão, ou seja os eventos econômicos ocorridos nas empresas.

E a sua empresa utiliza de forma correta o departamento contábil? Conte com o auxílio de um de nossos cultores para te ajudar, entre em contato.

 

Copyright © 2017 Licenciamento Ambiental | G&P Soluções Ambientais

Share This