BLOG

RAL -Relatório Anual de Lavra

A Portaria nº 155/2016 aprova a Consolidação Normativa do DNPM e revoga os atos normativos consolidados, em sua Seção V, estabelece os procedimentos para apresentação do Relatório Anual de Lavra (RAL) por meio eletrônico.  A entrega deste instrumento é de obrigatoriedade de …

Licenciamento Ambiental | Patrícia Sardão

Mudaram as regras para o RAPP! Saiba mais sobre essas mudanças

Todos os anos as empresas que detêm o CR (Certificado de Regularidade) junto ao IBAMA precisam entregar um relatório anual, mas como assim Patrícia? Como saber se minha empresa possui este documento? Como saber se meu negócio precisa deste instrumento? …

BLOG, Licenciamento Ambiental | Patrícia Sardão

Como planejar e executar uma Auditoria ?

O segredo para que um auditor consiga fazer uma excelente auditoria é o PLANEJAMENTO. Sem isso, geralmente o que se obtém é um resultado incipiente e superficial; é quase como se não tivesse ocorrido uma auditoria.    O planejamento de uma …

Auditoria Ambiental | Kátia Huesken

Gerenciamento Ambiental de Obras, como funciona?| Parte 1

O gerenciamento ambiental de uma obra civil é obrigatório? Sim e Não. Como assim Patrícia? O gerenciamento ambiental de um empreendimento depende da complexidade do mesmo, como por exemplo, uma obra de ampliação de um Aeroporto, onde são necessários diversos …

Calendário Ambiental: Março

A partir deste mês publicaremos os serviços ambientais que devem ser cumpridos no período de 01/03 a 31/03, uma forma de ajudar você empresário, consultor ambiental e responsável pelo departamento de meio ambiente da sua empresa. Neste sentido fizemos um …

Chegou a vez do MTR online na FEPAM

Tendo em vista a nova legislação da FEPAM, órgão ambiental fiscalizador,  sobre emissão de MTR ON LINE, a Portaria 10/2018, publicada no Diário Oficial no dia 01/02/2018, alterando a Portaria 08/2018 e revogando a Portaria-06/2018 e Portaria FEPAM-034/2009, divulgamos alguns …

Copyright © 2017 Licenciamento Ambiental | G&P Soluções Ambientais

Share This