Construção civil: 5 razões para contratar uma consultoria ambiental

A legislação ambiental brasileira é uma das mais completas e avançadas do mundo. A partir da Lei Nº 9.605 de 13 de fevereiro de 1998, que estabelece os crimes ambientais, qualquer pessoa ou empresa pode ser punida por uma infração ambiental.

A construção civil é um dos setores que mais sofre punições ambientais. Por ser uma legislação ampla, pode ser complicado sua empresa gerir todos os setores de acordo com a lei. Para ajudar, faz-se necessário a contratação de uma consultoria ambiental.

Mas por que contratar uma consultoria ambiental? Vamos te mostrar agora mesmo, confira!

O que é consultoria ambiental?

A consultoria ambiental tem, como principal objetivo, avaliar possíveis danos ambientais causados por um projeto envolvendo a empresa contratante. Ela também é responsável por elaborar um plano de ação para que o projeto seja executado de acordo com as leis ambientais, evitando que a empresa contratante sofra punições legais.

A consultoria ambiental não atua somente em projetos no papel. Você pode contratar uma consultoria para adequar o seu projeto já realizado. Além disso, cabe ao consultor, também, direcionar o projeto para que ele seja mais sustentável, ou seja, desperdice menos recursos tanto em sua construção quanto após a finalização.

Por que contratar uma consultoria ambiental?

Devido à vasta legislação ambiental brasileira, é extremamente recomendado que as empresas de construção contratem uma empresa especializada em consultoria ambiental. Somente estas empresas têm a experiência e conhecimentos profundos das leis, além da expertise em adaptar projetos na conformidade da legislação.

Abaixo, confira 5 razões para contratar uma consultoria ambiental.

1. Constante atualização de leis e normas

A empresa de construção já está envolvida com fornecedores, autorizações, prazos e outras burocracias. Com a constante atualização das leis e normas ambientais, fica complicado para o empreendedor acompanhar as mudanças.

2. Redução de custos

Apesar da contratação da consultoria gerar um gasto extra, esse custo será menor que o da criação e manutenção de um setor ambiental próprio. Além disso, a empresa de consultoria vai auxiliar na redução de desperdícios durante e após a conclusão da obra, tornando-a mais sustentável. Vai, também, minimizar ou evitar qualquer possibilidade de punição devido ao não cumprimento das normas ambientais.

3. Facilitar novos empreendimentos

Uma vez que já foi utilizado o serviço de consultoria, a empresa contratante já terá um certo conhecimento de como adequar suas obras de acordo com a legislação ambiental. Isso torna a realização de empreendimentos futuros mais fácil, rápida e econômica. Empreendimentos sustentáveis também conseguem financiamentos mais facilmente.

4. Conhecimento diversificado

Uma empresa de consultoria trabalha com diferentes clientes. Essa experiência faz com que dificuldades de outros empreendimentos não sejam empecilhos para sua obra, pois a empresa consultora já passou e já resolveu situações semelhantes, experiência essa difícil de ser conseguida internamente. Isso promove agilidade na resolução de problemas.

5. Aumenta a reputação da empresa

Uma empresa comprometida com o meio ambiente e sustentabilidade é melhor vista no mercado. A obtenção de selos e certificações ambientais como o LEED, Procel Edifica, Casa Azul, entre outros, agrega valor à sua marca, amplia seu destaque em relação aos concorrentes e gera uma maior procura por clientes, aumentando, consequentemente, o retorno financeiro.

Então, este artigo foi útil na decisão de contratar uma consultoria ambiental? Deixe seu comentário!

Copyright © 2017 Licenciamento Ambiental | G&P Soluções Ambientais

Share This