Descubra a importância da sustentabilidade empresarial

Sustentabilidade é um dos assuntos do século, principalmente no meio empresarial. Em meio a tantos casos de degradação desmedida, ser sustentável não é mais só um diferencial, mas praticamente uma obrigação. E você sabe qual é a importância da sustentabilidade empresarial? Continue lendo e descubra!

O que é a sustentabilidade empresarial?

Se tornar uma empresa sustentável no século XXI significa cumprir uma série de medidas que se tornaram práticas comuns já há alguns anos. Hoje, se a sua empresa possui um grande gasto de papel, por exemplo, a alternativa sustentável seria utilizar recursos digitais ou mesmo papel reciclado.

Além de ter como característica uma inerente preocupação com o meio ambiente, uma empresa sustentável possui uma imagem melhor. E no mercado atual, altamente competitivo, uma boa imagem perante os clientes pode significar a diferença entre um balanço de fechamentos de contrato positivo ou não.

Como é medida a sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade é um assunto tão sério no meio empresarial que, aqui no Brasil, a BM&FBOVESPA (Bolsa de Mercadorias & Futuros e a Bolsa de Valores de São Paulo) criou um índice para analisar os níveis de sustentabilidade das empresas. No seu regulamento, as empresas filiadas à bolsa possuem uma recomendação para publicarem relatórios de sustentabilidade periodicamente. Caso não o façam, devem prestar esclarecimentos à BM&FBOVESPA.

A metodologia do índice, criada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, busca analisar as empresas nos quesitos de responsabilidade ambiental, justiça social, eficiência econômica, dentre outros. Uma boa classificação no ISE pode significar maior poder de atração de investimentos.

Como ser sustentável?

Aqui no blog já demos algumas dicas de como tornar sua empresa sustentável. E para ser uma empresa que foca realmente na sustentabilidade, é necessário fazer com que as medidas adotadas sejam incorporadas na rotina da empresa.

Além disso, é interessante que seja criado um setor na própria empresa visando a fiscalização das medidas adotadas e a criação de novas ações de boas práticas. Algumas empresas do meio ambiental possuem um Sistema de Gestão Ambiental que busca, além de criar novas ações, verificar a adoção de procedimentos sustentáveis em trabalhos de campo, por exemplo.

Qual a importância da sustentabilidade empresarial?

A empresa que adota uma postura sustentável estará sempre no radar de clientes e investidores que priorizam ações de proteção ao meio ambiente. Ações sustentáveis também atraem a atenção da mídia, o que gera uma exposição gratuita e positiva da empresa.

Além disso, adotar práticas de sustentabilidade na sua empresa significa, muitas vezes, uma redução significativa nos custos. Já parou pra pensar quanto uma grande empresa gasta com copos descartáveis de plástico por mês, por semestre, por ano? E por que não incentivar cada funcionário a usar uma caneca?

Empresas que possuem carros para viagens, por exemplo, ao realizarem a manutenção preventiva em cada veículo, estão cuidando do nível de emissões, da segurança dos seus funcionários e, de quebra, diminuindo gastos com combustível.

Cada vez mais, se tornar sustentável deixa de ser uma opção para ser um pré-requisito de organizações de sucesso. A sua empresa adota alguma medida sustentável? O que você pensa sobre a importância da sustentabilidade empresarial? Compartilhe sua opinião com a gente, deixe seu comentário!

 

Copyright © 2017 Licenciamento Ambiental | G&P Soluções Ambientais

Share This