Planejamento Ambiental: Como fazer na minha empresa?

Na ultima quarta-feira, falamos sobre alguns erros cometidos pelas empresas quanto ao controle das licenças ambientais, e conforme prometido hoje vamos falar sobre planejamento, isso mesmo, como devemos planejar nosso ano ambiental.

Mas, o que quer dizer planejamento ambiental? O planejamento de uma empresa é um dos requisitos necessários para o sucesso do negócio, nele são destacados os objetivos da empresa quanto à sustentabilidade do negócio, de forma a mitigar os impactos ambientais da atividade. O planejamento se dá desde o momento inicial da construção de um prédio, ou seja, antes de se instalar é necessário que sejam realizados estudos ambientais específicos que precisam de tempo para execução e aprovação do órgão ambiental.

Mas, depois que recebo minha licença ambiental preciso ter um planejamento ambiental? Sim!

O planejamento é resultado da previsão de ações pela gestão, exigindo o controle e acompanhamento de um negócio, ou seja, é preciso que o gestor da empresa participe deste processo, para que sejam definidos os objetivos para aquele ano, como por exemplo, não receber mais notificações ambientais. E como fazer isso? O velho ditado popular “uma meta sem um plano é somente um desejo”, desta forma vamos ensinar um método utilizado por nós para definir metas: o método SMART. É um dos conceitos mais utilizados por empresas vencedoras, tendo em vista que o índice de metas atingidas quando se utiliza esse modelo é enorme.

Mas como utilizar?

S= Especificidade.

Exemplo: Quero que minha empresa em 2017 não receba nenhuma multa ambiental.

M= Mensurável.

Exemplo: Para não receber multas, vou monitorar mensalmente minha empresa.

A= Alcançável.

Exemplo: Para não receber multas, vou monitorar periodicamente meu processo produtivo, e fazer uma vistoria no empreendimento junto com o consultor ambiental a fim de averiguar  as possíveis não conformidades e corrigi-las.

R= Relevante

Exemplo: Para que meu empreendimento não seja fechado, não quero receber multas, serei uma referência ambiental na minha área de atuação.

T= “Time-bound”

Exemplo: Preciso deixar claro para todos os envolvidos na empresa os objetivos, desta forma além das vistorias periódicas irei realizar reuniões mensais com os responsáveis e trimestralmente avaliar as não conformidades apontadas.

                   Para que este método seja eficaz é importante o controle e o acompanhamento das ações pré-definidas pela empresa para estabelecer ações preventivas ou corretivas, visando a obtenção de sucesso no planejamento ambiental.

                   Se você achou muito complicado, entre em contato com um de nossos Consultores que teremos o maior prazer em lhe auxiliar. Na próxima semana falaremos sobre Organização Ambiental, acompanhe por aqui e nas redes sociais, ainda se quiser te cadastrar a gente manda por e-mail os textos.

Copyright © 2017 Licenciamento Ambiental | G&P Soluções Ambientais

Share This