Problemas com sua licença ambiental? Como a consultoria ambiental pode te ajudar

Você já procurou saber o que faz um consultor ambiental? Já se questionou se a sua empresa necessita de um profissional deste setor? De que forma este profissional pode te auxiliar nas demandas ambientais do teu negócio? Pois então, iremos explicar a importância do consultor ambiental.

A consultoria ambiental é um processo interativo entre um agente externo, neste caso o consultor ambiental, e a empresa, assumindo a responsabilidade de auxiliar o empresário na tomada de decisões, no que tange o cumprimento da legislação ambiental do seu negócio.

O papel do consultor é apresentar soluções e/ou alternativas para que os empresários reduzam ou minimizem os impactos ambientais gerados a partir de sua atividade, gerando ganho ambiental e potencializando novas oportunidades de mercado  para a empresa. É imprescindível que este profissional conheça um pouco de muitos setores, tendo em vista que o mercado da consultoria ambiental não se restringe apenas às indústrias. A área ambiental está em constante atualização, por isso a capacitação profissional é fundamental para os especialistas que atuam na área da consultoria ambiental. O mercado de consultoria ambiental está em expansão e prova disto é que a partir de uma busca simples no google, utilizando o termo “consultoria ambiental”,  são localizados mais de 420 mil resultados só no Rio Grande do Sul.

O cenário ambiental e econômico vivenciado no Brasil nos últimos tempos levou muitas empresas a repensar sua forma de gestão e seus processos. Exemplos de atitudes como, a redução do consumo de água e energia, o reaproveitamento de resíduos, a diminuição do uso de matérias primas, entre outras, favoreceu a busca por profissionais e/ou empresas que auxiliam na avaliação e execução de atividades, que tem como objetivo não só o cuidado ambiental, mas também o cuidado com a economia do seu cliente.

Diante do atual cenário, a tendência das empresas consultoras é de buscar profissionais experientes e atualizados, capazes de identificar os problemas e apontar soluções viáveis econômica e ambientalmente. As questões ambientais passaram a fazer parte da vida dos empresários, desde o pequeno empreendedor até as empresas de grande porte. Desta forma, os serviços de consultoria ambiental surgem como uma importante estratégia para as empresas aperfeiçoarem seus desempenhos internos e externos, buscando destaque frente à concorrência.

Portanto, o papel de uma empresa de consultoria ambiental é proporcionar ao cliente a otimização do tempo nos processos de licenciamento; auxiliando na redução de custos; no cumprimento de prazos estabelecidos pelos órgãos ambientais; facilitando a obtenção de financiamentos bancários; contribuindo para a expansão no mercado; na aquisição de certificações, além de é claro, minimizar os impactos ao meio ambiente.

 

 

Copyright © 2017 Licenciamento Ambiental | G&P Soluções Ambientais

Share This