A Importância do Controle de Efluentes

Boa parte das atividades humanas acabam deixando para trás resíduos que oferecem algum tipo de perigo ao meio ambiente. Essa produção de resíduos é ainda mais acentuada quando o assunto são as atividades industriais. Empresas dos mais variados portes e áreas de atuação devem dar uma atenção especial a esses restos de produção, principalmente no que diz respeito a efluentes. Neste artigo iremos nos aprofundar um pouco mais sobre o que são efluentes e qual a importância de mantê-los sob controle em sua empresa.

O que são efluentes e qual a importância do seu controle para minha empresa?

Para entender a importância do controle é necessário, inicialmente, conhecer o que são efluentes. Em uma descrição baseada na etimologia da palavra, efluente é tudo aquilo que flui. Podem ser resíduos originários tanto de ações domésticas como também de atividades empresariais. Este segundo exemplo é o grande enfoque desse material. Em termos técnicos, efluentes são todos aqueles resíduos da produção industrial que são descartados no meio ambiente.

Os efluentes possuem diferentes características. Os efluentes líquidos compreendem restos de produção industrial como águas pluviais e de refrigeração poluídas, bem como esgoto e demais despejos líquidos sujos. No que diz respeito a atividades domésticas, os efluentes líquidos mais comuns são o despejo de esgoto de pias, vasos sanitários e chuveiros.

Já os efluentes industriais são aqueles que oferecem maiores riscos ao meio ambiente, por conta de sua origem e alto volume. A legislação brasileira prevê que toda empresa é responsável pelos resíduos de suas produções. Vale salientar que todo empreendimento produz efluentes, sejam eles originários de suas produções (como, por exemplo, os resíduos da produção de couro) ou os resíduos sanitários.

É importante que o seu negócio procure a visão de um especialista pra saber a forma correta de tratar os efluentes da produção industrial. Afinal de contas, os efluentes apresentam diferentes composições químicas, biológicas e físicas, que variam conforme a matéria prima do seu negócio. Portanto, cada empresa possuirá uma forma de controle de efluentes diferente, conforme a sua área de atuação e as especificidades de seus resíduos de produção.

Quais os impactos que uma falha no controle de efluentes pode trazer para minha empresa?

É importante entender que a legislação brasileira prevê responsabilidade total da empresa sobre os efluentes de sua produção, até a fase de descarte apropriado. Qualquer acidente ambiental que possa ocorrer por conta de falha no controle ou descarte inapropriado de substâncias nocivas irá acarretar punições severas ao seu negócio.

O controle de efluentes é de extrema importância, pois os compostos químicos presentes em resíduos podem gerar diversas consequências para o meio ambiente, que acarretando situações de risco para a sociedade. Entre os principais riscos está a contaminação do solo e fontes hídricas, o que oferece riscos não apenas para o consumo de água por parte dos seres humanos, como também aos alimentos plantados (devido à intoxicação) e aos animais que os ingerem.

Portanto, não espere mais tempo para adotar um controle de efluentes eficiente em sua empresa. Entre em contato conosco através das nossas redes sociais, conheça mais sobre efluentes e trace uma estratégia eficiente e responsável para seu negócio!

 




Receba os melhores conteúdos sobre Consultoria Ambiental!

Cadastre-se agora para receber nossa newsletter.

G&P Soluções Ambientais

G&P Soluções Ambientais

20/11/2020

Uma consultoria apaixonada por regularizar os empreendimentos a partir de uma gestão ambiental eficiente. O licenciamento ambiental e a topografia são a nossa causa!

Copyright © 2017 Licenciamento Ambiental | G&P Soluções Ambientais

Share This