Como promover a sustentabilidade para os funcionários da sua empresa?

Os cuidados com o meio ambiente têm sido um diferencial para qualquer empresa. Sustentabilidade e equilíbrio ambiental podem se tornar motivo de fidelização de clientes com a marca, além de conscientizar cada vez mais pessoas para as questões de preservação e compromisso com o meio ambiente.

Uma gestão preocupada com essas questões ainda ajuda na motivação dos colaboradores e maior engajamento e participação deles na instituição. Isso aumenta a produtividade e o sentimento de pertencimento por um propósito e por uma causa importante para o planeta. Mas por que oferecer treinamentos ambientais aos funcionários?

Entre os principais benefícios dessa prática estão o compromisso com as próximas gerações, boa imagem da empresa e, consequentemente, melhor lucratividade, além de melhor relacionamento com as comunidades vizinhas às instalações e envolvimento dos profissionais.

Conhecendo a empresa

O primeiro passo para implementar os treinamentos para os colaboradores é apresentar a postura da empresa quanto às questões ambientais. É assim que se torna possível alinhar os interesses e valores da instituição e de seus funcionários, de modo que seus objetivos se cruzem.

Dessa forma, para que os treinamentos sejam implementados de maneira eficaz, a organização precisa apresentar seus indicadores ambientais, bem como metas, seja para diminuir a emissão de gases que colaboram para o efeito estufa ou para reduzir a poluição de rios, por exemplo; essas informações são essenciais para que o projeto dê certo.

Apresentar quais as vantagens econômicas que a empresa pode ter e outros pontos para a mudança organizacional é fundamental para que os colaboradores se sintam parte de uma transformação social e ambiental a níveis locais e global.

Colocando o conhecimento em prática

Criar a cultura da conscientização ambiental com informações é essencial, mas precisa ser colocada em prática. Ainda que nos pequenos hábitos da rotina da empresa, o bem coletivo deve ser o principal foco dos treinamentos.

Exemplos disso são atitudes simples como apagar a luz ao sair de um espaço e não manter as torneiras abertas. Usar cartazes pela instituição é uma forma simples de relembrar esse propósito da equipe como um todo.

Os treinamentos devem ser um estímulo para que os funcionários entendam a importância e coloquem em prática os novos aprendizados, sempre cooperando entre si. Integrá-los ao projeto é uma forma de mantê-los ativos e comprometidos. Um passo importante é que a gestão esteja aberta a sugestões dos colaboradores sobre como melhorar a sustentabilidade da empresa.

Estimular uma concorrência sadia entre os funcionários também pode ajudar durante o treinamento. Além de se espelhar nas ideias dos outros, podem apontar melhorias e sugestões de novos projetos para garantir que o compromisso da empresa com o meio ambiente seja eficiente e palpável.

É importante lembrar que, se a empresa decidir operar com novos sistemas e softwares para ajudar no projeto sustentável, deve investir em capacitações alinhadas aos treinamentos ambientais para que os funcionários saibam operar os equipamentos corretamente.

Quer saber mais sobre como oferecer treinamentos ambientais aos funcionários da sua empresa? Entre em contato conosco conosco pelas nossas redes! 





Receba os melhores conteúdos sobre Consultoria Ambiental!

Cadastre-se agora para receber nossa newsletter.

G&P Soluções Ambientais

G&P Soluções Ambientais

29/01/2021

Uma consultoria apaixonada por regularizar os empreendimentos a partir de uma gestão ambiental eficiente. O licenciamento ambiental e a topografia são a nossa causa!

Copyright © 2017 Licenciamento Ambiental | G&P Soluções Ambientais

Share This