O nosso planeta é a casa de todos e nós precisamos ter a consciência dos nossos atos como pessoas físicas e jurídicas para que consigamos manter o meio-ambiente preservado por muitos e muitos anos. Contudo, somente ter consciência não é suficiente. É preciso ter auditorias e certificar de que estamos agindo da maneira mais correta possível.
As certificações podem ser de todos os tipos e para diferentes áreas. Vamos trazer hoje para vocês as principais, tanto brasileiras, quanto internacionais.
Certificações Brasileiras
O Sistema Brasileiro de Certificação (SBC) tem como objetivo considerar as necessidades e legislações do nosso território e criar bases para as certificações ambientais. Empresas certificadas pelo INMETRO realizam o acompanhamento do processo e concedem a certificação ambiental.
A Norma NBR ISO 14.001 é a responsável por avaliar o sistema de gestão ambiental de uma empresa. A certificação é um requisito para a evolução de mercado das organizações, mostrando o seu desempenho ambiental.
O selo Cerflor, também do INMETRO, está presente em produtos florestais e garante que o produtor tem responsabilidade ambiental e social no processo.
Já a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui o programa Selo Verde, que é uma certificação que atesta os produtos e serviços que possuem um desempenho ambiental amigável.
O Imaflora no Brasil tem um selo que é encontrado em produtos agropecuários (laranja, café etc.) que garante que o produtor respeita o meio ambiente e as condições de salubridade dos trabalhadores.
Já a certificação Processo AQUA é promovida pela Fundação Vanzolini e tem como objetivo demonstrar a qualidade ambiental em empreendimentos de construção. Para conseguir esse certificado, deve haver a garantia do controle do projeto em todas as fases da obra (programa, concepção, execução da obra e o uso do edifício). As construções certificadas pela AQUA garantem economia de água e de energia, disposição correta de resíduos, têm gestão de manutenção e também contribuem para o desenvolvimento ambiental e econômico na região onde está inserida.
O último certificado brasileiro que traremos aqui é o Procel Edifica, que tem como objetivo promover a eficiência de energia elétrica de edifícios comerciais e residenciais. Combatendo o desperdício de energia, consegue-se reduzir custos e há menos agressão ao meio ambiente.
Certificações Internacionais
Desenvolvido pela Green Building Council, o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é uma certificação ambiental de edifícios reconhecida mundialmente. Esse certificado analisa critérios de uma construção verde e promove práticas sustentáveis nas seguintes áreas: localização e transporte, lotes, eficiência de água, energia, materiais e recursos, qualidade interna dos ambientes e inovação, processos de projeto e créditos regionais.
O Brasil possui 51 edifícios com esse certificado e é o quarto país no ranking, ficando atrás dos EUA, dos Emirados Árabes e da China.
O BREEAM – Building Reseach Establishment Environmental Assessment Method é um selo ambiental que tem como critérios o bem-estar ambiental na gestão de uma construção. Leva em consideração o consumo de energia e água e o quanto aquele empreendimento contaminou o meio-ambiente, além da verificação do material utilizado na obra, os transportes e toda a gestão de resíduos. Atualmente há mais de 110 mil edifícios com esse certificado ambiental.
Esses são apenas alguns dos principais selos e certificações ambientais. Felizmente existem muitos outros, o que está incentivando empresas de todo o mundo a cumprir com ações e criem processos que ofereçam o mínimo de agressão possível para o meio ambiente.
E aí, está em busca de uma certificação ambiental? A G&P te ajuda nisso! É só entrar em contato com a nossa equipe técnica pelo instagram, whats app, facebook ou linkedin.