No Brasil, cresce cada vez mais o interesse dos consumidores por produtos e serviços ambientalmente corretos, impulsionando as empresas a adotarem práticas mais sustentáveis na busca da melhoria de seus processos, no intuito de além de atender a legislação aplicável, diminuir/eliminar os impactos ambientais de suas atividades, visando tornar-se mais competitivos no mercado que atuam.
As Auditorias Ambientais tornaram-se ferramentas imprescindíveis para as Empresas descobrirem os problemas ambientais que possam ter, e a oportunidade de melhoria respondendo a questões que envolvem resíduos, emissão atmosférica, efluentes, consumo de energia, aspectos legais, entre outros.
Pode-se dizer, que a auditoria ambiental é uma avaliação de adequação da Empresa a critérios preestabelecidos que podem ser: normas técnicas, requisitos legais, requisitos definidos por clientes ou pela própria Empresa.
Destacamos alguns tipos de auditoria ambiental, utilizadas no setor privado.
Mas por que fazer uma auditoria ambiental?
Podemos dizer, sem exagero, que a razão básica para realizar uma auditoria ambiental é a sobrevivência. Assim como a auditoria contábil é uma ferramenta básica para avaliar a saúde financeira de uma organização, é a auditoria ambiental que irá diagnosticar riscos e danos ambientais que possam surgir das atividades de uma empresa, antes que possam se transformar em sérios passivos ambientais.