Sustentabilidade: Por que aplicar esse conceito na mineração?

Atualmente, é difícil imaginar uma vida sem os minérios. Afinal, eles estão presentes em joias, dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares, e em muitos outros itens do nosso cotidiano. Portanto, sem os minérios, a vida com a qual nos acostumamos provavelmente seria bem diferente. O grande problema reside na falta de um modelo de sustentabilidade associado à prática da mineração.

Para que uma atividade seja, de fato, sustentável, ela precisa contemplar determinados aspectos. O principal deles consiste na redução dos possíveis impactos ambientais e sociais gerados pela produção.

É preciso compreender que a mineração é uma atividade que carrega consigo um elevado nível de risco. Todo cuidado é pouco para que, em vez de sustentável, a gestão da atividade não se torne irresponsável.

A seguir, você conhecerá os principais motivos que justificam a adoção de um modelo sustentável atrelado à extração de minérios. Boa leitura!

Diferenciais de uma mineração sustentável

Ao ancorar a extração de minérios em práticas sustentáveis, a empresa mineradora consegue obter e gerar diversos benefícios. Essa transformação pode ser verificada sob 3 âmbitos:

  • Social;
  • Ambiental;
  • Econômico.

Benefícios sociais ligados à mineração sustentável

Com relação ao aspecto social, ocorre uma revalorização das rotinas dos procedimentos realizados pelos colaboradores. Ao se comprometer com um modelo de produção sustentável, a mineradora garante que todos os funcionários serão registrados em carteira.

Além disso, a organização se compromete a contratar pessoas qualificadas para exercer todas as funções inerentes a elas. Esse cuidado é substancial para diminuir a probabilidade de acidentes nas diferentes estações de trabalho.

Por falar em acidentes, uma empresa que preze a sustentabilidade deve se preocupar em adotar medidas preventivas quanto a isso. Isso significa que todos os trabalhadores também precisam efetuar suas tarefas munidos dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adequados.

Ademais, a mineradora sustentável deve elaborar um plano de emergência. O documento define uma sequência de todas as ações a serem tomadas pelas equipes durante os momentos mais delicados.

Vantagens ambientes associadas à sustentabilidade das mineradoras

Do ponto de vista ambiental, toda a operação da mineradora passa a ser embasada em ações voltadas à:

  • Preservação de toda a biodiversidade da fauna e flora presente na região de extração dos minérios em questão;
  • Manutenção da qualidade hídrica dos rios adjacentes aos locais usados pela mineradora;
  • Manutenção da qualidade do ar.

No caso das mineradoras, a gestão ambiental também abrange o gerenciamento dos rejeitos dos minérios. Não é preciso ir muito longe para descobrir as catástrofes que podem advir de quaisquer negligências nesse sentido.

No Brasil, as cidades de Mariana e Brumadinho, ambas de Minas Gerais, são exemplos emblemáticos. A política sustentável vem demonstrar que é possível, sim, evitar o cenário desolador caracterizado por uma verdadeira tragédia social e ambiental.

Ganhos econômicos proporcionados pela gestão sustentável da extração de minérios

Finalmente, há igualmente um significativo ganho relacionado à economia. As mineradoras que ostentam políticas sustentáveis investem em pesquisas de aprimoramento dos processos produtivos.

Consequentemente, não só a agressão direcionada ao meio ambiente é reduzida ou eliminada como o produto passa a ter maior valor agregado no mercado.

Assim, a mineradora economiza nas linhas de produção, obtém um material de melhor qualidade e ainda amplia sua margem de lucro. Em resumo, a adoção da sustentabilidade é algo vantajoso para as organizações envolvidas e a sociedade em si — principalmente as comunidades mais próximas das mineradoras.

Então, o que a sua mineradora está esperando para introduzir práticas sustentáveis? Nós temos uma equipe de especialistas prontos para te ajudar nesse processo. Entre em contato conosco pelo WhatsApp e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!





Receba os melhores conteúdos sobre Consultoria Ambiental!

Cadastre-se agora para receber nossa newsletter.

Avatar

Patrícia Sardão

21/11/2019

Copyright © 2017 Licenciamento Ambiental | G&P Soluções Ambientais

Share This