A consultoria ambiental é um serviço essencial para a indústria, fornecendo assessoramento e assistência sobre questões ambientais a empresas que atuam em diversos segmentos.
Em todo o mundo, o ramo de consultoria ambiental gera cerca de US$ 35 bilhões em receita anualmente, de acordo com dados do periódico estadunidense Civil + Structural Engineer Magazine.
O crescimento do setor é mais expressivo em regiões como África, China, Índia e Sudeste Asiático. Os EUA e a Europa Ocidental são, atualmente, os principais mercados para serviços de consultoria ambiental, mas estão vendo um crescimento lento na demanda.
No Brasil, tragédias ambientais constantes e a necessidade urgente de investimento em infraestrutura fazem a consultoria ambiental ser extremamente importante, mas a indústria tem despertado para essa necessidade apenas nos últimos anos. A demanda é impulsionada pela necessidade de cumprir as leis e regulamentos ambientais novos, existentes ou previstos.
A lucratividade de uma empresa depende da sua capacidade de prever com precisão os custos de um projeto, garantir contratos com grandes organizações, como os organismos e empresas estatais, além, é claro, de evitar multas e desastres, e acidentes com possíveis implicações ambientais.
Com isso em mente, você vai conhecer mais sobre o que faz uma consultoria ambiental e qual é a sua importância para a indústria no artigo a seguir.
Boa leitura!
Conceitos principais
Hoje em dia, o governo e a opinião pública estão cada vez mais exigentes quando se trata da proteção do meio ambiente, o que é uma boa coisa. Multas pesadas e até mesmo prisão são muitas vezes impostas aos infratores, como vimos em casos recentes envolvendo mineradoras. Uma boa consultoria ambiental pode ajudar uma organização a evitar tais penalidades.
O trabalho de uma consultoria ambiental se divide em duas grandes categorias. Pode ser tanto para oferecer análise preventiva ou aconselhamento corretivo.
Medidas preventivas
Um consultor ambiental pode ser empregado para ajudar com medidas preventivas para a indústria, e isso pode significar a implementação de estratégias de redução de emissões, questões relativas à proteção de espécies ameaçadas e outras questões de desenvolvimento.
Para ilustrar isso melhor, aqui está um exemplo: digamos que uma empresa queira construir um novo galpão em uma determinada área. O consultor entra e percebe que o local tem muita vegetação fechada e poucos pontos de escoamento.
Um consultor ambiental saberá então que a área tem muita água. Se a questão da água não for resolvida, ela penetrará nas fundações da estrutura e poderá causar muitos danos. Neste assunto específico, o consultor ambiental economizou milhares ou até milhões de reais.
Remediação
Empresas de consultoria ambiental também são frequentemente contratadas para ajudar na remediação de problemas já existentes relacionados ao meio ambiente.
A limpeza de pequenos vazamentos químicos e a criação de projetos de regularização ambiental são apenas alguns exemplos da importância de uma consultoria ambiental, mesmo depois que a indústria já está em operação.
A indústria da construção civil conhece bem a importância dos consultores ambientais. Na verdade, até o governo exige análises ambientais para a autorização de qualquer projeto de maior relevância.
O investimento em uma consultoria ambiental pode custar algum dinheiro, mas isso não é nada comparado ao valor que você perderá, caso seu projeto seja interrompido por causa de questões ambientais ou na eventualidade de um acidente evitável, que pode provocar multas e o desgaste da imagem da sua empresa.
E aí, gostou do nosso artigo? Tem alguma dúvida? Quer saber mais sobre os nossos serviços de consultoria ambiental?
Então entre em contato pelo WhatsApp no número abaixo e teremos o maior prazer em falar com você!