Independentemente das oscilações do mercado financeiro, as indústrias sempre devem buscar meios de se sobressaírem perante a concorrência. Existem várias formas de manter um bom nível de competitividade. Nos últimos anos, o destaque tem sido empresas que passaram a contar com o suporte de uma boa assessoria ambiental.
No entanto, muitos donos de indústrias ainda têm dúvidas sobre a real eficácia desse tipo de contratação. Pensando nisso, nós abordaremos dois grandes motivos para que uma indústria contrate uma assessoria ambiental. Confira os principais detalhes a respeito deles agora mesmo!
Melhoria da gestão de áreas contaminadas
Entre todas as segmentações de empreendimentos, talvez o industrial seja o que mais necessite de uma assessoria ambiental. Parte dessa necessidade se explica pela urgência de se gerir o risco de contaminação das áreas de uso da organização.
A depender do tipo e da quantidade da atividade industrial exercida em uma dada região, é obrigatório considerar a probabilidade de contaminação de:
- Água na base da superfície;
- Fonte de água situada abaixo da superfície;
- Sedimentos;
- Solo;
- Rochas.
O empresário industrial deve estar plenamente ciente do impacto ambiental que a sua indústria gera na região onde ela está instalada. Uma boa assessoria ambiental será capaz de situá-lo quanto a esse cenário.
Afinal, uma das primeiras ações desse apoio técnico é justamente o estudo da relação entre as atividades industriais e o meio ambiente. Por meio de uma investigação detalhada, a assessoria ambiental consegue apontar quais são os possíveis danos que devem ser evitados ao máximo.
Para isso, a assessoria se encarrega de atestar que a indústria segue todas as regulamentações ambientais federais e estaduais. Portanto, a gestão ambiental especializada evita que a sua indústria seja multada. Por isso, essa parceria também é uma maneira de preservar os cofres do seu negócio.
Para que seja completo, o referido estudo da área também leva em consideração o fator histórico de utilização do mesmo espaço. Afinal, existe uma série de atividades que pode comprometer o uso posterior da área.
Ao término de toda a investigação, a assessoria ambiental compila os dados coletados e emite alguns relatórios. Caso necessário, os documentos são encaminhados para a avaliação dos órgãos públicos fiscalizadores. A precisão das informações prestadas é fundamental para que a indústria fique em dia com essas instituições.
Valorização do negócio e crescimento industrial
Em um segundo plano, o aprimoramento da gestão ambiental melhora a avaliação da empresa no seu nicho de mercado. Isso se deve ao fato de que organizações preocupadas com o meio ambiente são mais valorizadas. Como consequência, elas se tornam vanguarda em seus respectivos setores.
O resultado prático de tudo isso é o aumento do valor das ações na bolsa, por exemplo. Naturalmente, a empresa também tende a atrair a atenção de mais parceiros comerciais.
A importância do papel desempenhado por uma boa assessoria ambiental ultrapassa essas duas vantagens mencionadas. No entanto, elas são uma excelente amostra de como essa parceria pode alavancar os negócios da sua indústria.
É possível, entretanto, que você ainda não saiba qual consultoria contratar. Que tal ter ao seu lado uma equipe de profissionais talentosos e afinados com as novidades tecnológicas aliadas da melhor gestão ambiental? Entre em contato conosco pelas nossas redes sociais e tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe técnica!