Como é executado um Laudo de Fauna?

Como é executado um Laudo de Fauna?

O laudo de fauna é muito importante para a nossa sociedade, e talvez muitos não saibam do que se trata esse processo tão fundamental que tem o papel de proteger a biodiversidade e os animais. Em tempos de tantas discussões sobre meio-ambiente e respeito da vida dos bichos, vale a pena entendermos melhor como funciona esse procedimento.

A princípio, pode parecer algo muito técnico e distante das pessoas, mas na verdade o laudo de fauna tem bastante impacto social, já que o mundo animal faz parte da natureza assim como os seres humanos e precisa ser protegido, interpretado e analisado de forma correta.

Como funciona o laudo de fauna

Primeiro, vamos conceituar o que é o laudo de fauna. Ele é a forma como podemos caracterizar e conhecer a diversidade de animais em um determinado local. Então, os profissionais responsáveis fazem uma longa análise sobre as espécies, detalham vários aspectos sobre os bichos e produzem um estudo.

Este tipo de análise é fundamental para que haja um melhor conhecimento sobre os riscos que as espécies correm no espaço estudado, incluindo possibilidade de se extinguirem, sua importância para o ecossistema local naquele período específico de tempo, entre outros fatores.

Por exemplo, pelo laudo de fauna, pode-se entender de que forma as ações humanas influenciam na vida dos animais em determinado espaço.

Não é raro que algumas espécies acabem sentindo a necessidade de sair de um local onde estavam estabelecidas por conta de mudanças antrópicas. E isso vai gerar alterações em todo o ecossistema, já que cada animal cumpre um papel em seu espaço. A partir do momento que isso muda, tudo se modifica em conjunto.

Também estudado se há desequilíbrios causados pela próprio comportamento animal no local. Por exemplo, uma espécie maior do que outras pode chegar ao espaço e, em um processo natural de caça por comida, diminuir a diversidade. Ou, na falta deste tipo de animal, tipos diferentes sentem segurança para se estabelecerem no espaço.

Toda a movimentação e representação dos bichos em uma área pode ser abarcada no laudo de fauna.

Como é feito o procedimento

A pergunta que fica é: como é feito o laudo de fauna para que seu resultado seja o mais próximo da realidade e as respostas e soluções surgidas a partir disso sejam as melhores possíveis, sempre de acordo com o que foi estudado?

Primeiramente, é importante destacar que os órgãos e instituições que realizam o laudo de fauna, muitas vezes, criam protocolos com as características desejadas. A partir disso, alguns detalhes devem ser respeitados para que as conclusões sejam efetivas.

Por exemplo, o período de amostragem tem que ser o maior possível para o colhimento de informações. Além disso, é importante entender que determinados comportamentos e características da fauna podem ser sazonais. Então, o que vale em um determinado período, pode ser diferente em outro.

Além disso, para cada classe animal, há um estudo diferente:

• A herpetofauna, para répteis e anfíbios;

• A avifauna, para as aves;

• A ictiofauna, referente aos peixes.

...

Mamíferos também são estudados, mesmo que sejam animais de maior tamanho. O nome dado é mastofauna.

Todos estes detalhes mostram, além da importância, como os estudos para a produção de laudo de fauna são complexos. É um assunto sério, que reverbera na proteção aos animais e no conhecimento de sua influência no ecossistema do ambiente em que vivem.

Ficou com alguma dúvida? Não se preocupe, somos uma equipe ligada à inovação dos processos ambientais e estamos dispostos a atendê-lo. Entre em contato conosco pelo nossas redes sociais - whatsapp, instagram, facebook ou linkedin - e estaremos prontos para lhe responder!

Compartilhe!

cadastre-se na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre Consultoria Ambiental!

Cadastre-se agora para receber nossa newsletter.