A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é um importante mecanismo de atração e retenção de prováveis talentos. O desempenho de RH e o suporte estratégico são fundamentais para disseminar e integrar esse conceito no ambiente de trabalho, seja qual for o tipo de organização.
A RSE também é conhecida como consciência corporativa ou cidadania corporativa, e o nome é frequentemente escolhido considerando o que melhor transmite o conceito para funcionários, parceiros e clientes, a depender, é claro, do ambiente a qual está inserida.
Se as empresas querem que as equipes de produção estejam comprometidas com os objetivos do negócio, elas precisam investir em ações sociais que priorizem o que mais importa. Por isso, tudo relacionado à saúde, bem-estar, desenvolvimento e educação deve ser levado em consideração como algo PRIORITÁRIO para transformar a empresa em uma organização justa, ética, mais atrativa e sustentável.
Considera-se responsabilidade social empresarial todas as ações, esforços e compromisso de uma empresa com a sociedade, a partir das práticas realizadas. O conceito ultrapassa o limite das questões meramente econômicas, indo além de obter lucros (que também não é descartável) ou gerar empregos.
Com isso, a empresa se torna um importante agente de transformação e mudança, pois tem como foco o bem-estar e a qualidade de vida de TODOS os envolvidos em seu negócio. Entre colaboradores, clientes, fornecedores e público em geral, a responsabilidade social corporativa é conhecida por ajudar a reduzir os impactos negativos ao meio ambiente ou às comunidades, direta ou indiretamente.
Empresas com foco na sustentabilidade e comprometidas com a responsabilidade social tornam-se mais justas e transparentes em suas ações, e consequentemente, criam melhores oportunidades de crescimento e reconhecimento do empreendimento como algo realmente valioso para a sociedade.
Com base nos pilares da ética e da transparência, a prática da RSE valoriza a imagem da empresa. Sua aplicação efetiva traz resultados significativos para a sociedade e eleva a filosofia da empresa a um patamar diferenciado de outras organizações.
Ações baseadas na RSE fortalecem o negócio, tornando a organização mais robusta e resiliente diante de crises sociais ou econômicas.
Como as iniciativas de RSE podem impactar a empresa?
A RSE funciona como um plano de negócios paralelo, ou seja, funciona ao lado do plano de negócios real, pois tem suas próprias metas e objetivos definidos e específicos para o patamar a qual a empresa se encontra e onde ela quer chegar.
Negócios de todos os portes podem implementar a RSE, podendo enfrentar desafios variados e específicos dependendo de:
- Nicho;
- Porte da empresa;
- Persona;
- Localização;
- Situação socioeconômica do país;
- Quadro societário.
Por exemplo, alguns nichos mais voltados para a sustentabilidade já possuem consumidores que buscam utilizar exclusivamente produtos e serviços de empresas com responsabilidade social corporativa, as quais já correspondem à ideação de "tribo" o qual elas se encaixam.
Embora as iniciativas de RSE não sejam um fator decisivo para atrair clientes na maioria das áreas, elas têm demonstrado influenciar a tomada de decisões, e há fortes indícios de crescimento para os próximos anos.
De acordo com um estudo realizado globalmente pela Cone Communications, 90% dos consumidores boicotam empresas que se envolvem em práticas comerciais irresponsáveis ou antiéticas, e 84% dos consumidores já buscam produtos de empresas socialmente responsáveis sempre que possível.
De acordo com a mesma pesquisa, 91% dos consumidores globais já esperam que as empresas ajam de forma socialmente responsável, principalmente quando se trata de questões ambientais e sociais.
Por isso, na G&P gostamos de dizer que a Responsabilidade Social Empresarial é uma forma que as empresas têm de transmitir um desejo de todo ser humano: causar um impacto positivo no mundo.
E a sua empresa, já está buscando se desenvolver nessa área ou ainda está presa a modelos antigos que em breve entrarão em desuso por uma grande parcela da população?
Não se atualizar é não permitir que a sua empresa torne-se um negócio duradouro.