Apesar das expectativas dos consumidores e dos benefícios de contribuir para o desenvolvimento sustentável ou para um mercado mais ético, é inegável que planejar e implementar um plano de ação de RSE tem vários desafios, e hoje falaremos um pouco mais sobre eles.
Uma vez que se trata de stakeholders diferentes (a empresa, clientes, colaboradores e parceiros), é necessário encontrar uma forma de os envolver e, eventualmente, treiná-los.
Alguns processos de fabricação podem precisar ser modificados no caso de indústrias.
A formação torna-se necessária não só para mostrar uma nova forma de produção, mas também para fazer com que os colaboradores pensem e atuem nesta nova forma de pensar, respeitando sempre o tempo de adaptação à nova realidade da empresa.
A mudança da identidade de marca da empresa e da cultura organizacional são fatores que devem ser levados em consideração na hora de implementar a RSE, pois pode trabalhar a favor de um novo posicionamento da empresa em relação aos ideais que defende, mas também pode ser necessário uma remodelação completa até mesmo no branding da marca.
Na revolução industrial as empresas eram vistas como quem gerava os problemas sociais: carga horária de trabalho exploradora, muita pobreza e doenças, muito trabalho infantil, poluição e exploração dos recursos naturais e foi nesse contexto que as empresas começaram a falar de condições mínimas de trabalho.
Até pouco tempo atrás quando se falava de sustentabilidade nas empresas era sobre dar um destino correto ao lixo, não utilizar plástico ou reciclar o papel. Mas hoje a visão é outra. Todos esses pontos se tornaram o básico e hoje quando falamos de Sustentabilidade Empresarial atingimos diretamente a cultura e valores da empresa, a forma como ela lida internamente com os desafios, com sua equipe, colaboradores, parceiros, sociedade e também seus clientes.
Segundo Tony Hsieh, criador e ex-CEO da rede de varejo online de sapatos Zappos, a cultura de uma empresa é a imagem que ela passa para a sociedade, para o mercado e para todos. E a sustentabilidade passou a fazer parte disso.
Hoje não se trata somente de "ajudar a natureza" para parecer legal, e sim tornar isso parte da estrutura da sua empresa. Exige treinamento de toda a equipe, alinhamento de valores, visão e cultura. A Sustentabilidade é um dos pilares da empresa, e não apenas um "plus".
Até mesmo as micro e pequenas empresas só têm a ganhar quando torna isso um pilar de sua estruturação.
E se você é um empreendedor que ainda não sabe como implementar isso dentro da cultura organizacional, ter um especialista que saiba e que te guie é imprescindível para não se tornar apenas mais uma empresa que vende uma "imagem verde", mas na realidade não é. Afinal, isso pode ser um fator perigoso para a sua empresa e, se feito de forma errônea, pode representar uma grande perda orçamentária.
É muito mais difícil PARECER ser sustentável do que SER.
E nisso a G&P Soluções Ambientais pode te ajudar, seja qual for o seu ramo. Fale com um dos nossos consultores para que possamos entender melhor a sua demanda.