Você sabia que existe uma área ambiental que consolida engenharia e biologia? Na Bioengenharia de solos, a engenharia é focada para o meio ambiente, unindo plantas e vegetação com materiais inertes como concretos e metais! Vem ler mais sobre essa técnica!
O que é Bioengenharia dos Solos:
Bioengenharia, também chamada de Engenharia Natural, é uma área multidisciplinar que une os conhecimentos de engenharia civil e biologia. Nessa perspectiva, a bioengenharia alinha o meio físico (geologia, engenharia ambiental) com o meio biótico (biologia, ecologia). A bioengenharia de solos surge como um método eficiente para soluções ambientais para estabilizar, preservar, proteger e recuperar os solos.
Objetivos da Bioengenharia
Na bioengenharia, são utilizados materiais inertes, ou seja, pedras, barras de aço, pregos, arames, madeiras. Esses utensílios asseguram a estabilidade para a técnica feita, para que a vegetação cresça e fixe as raízes. Num segundo momento, são utilizados materiais vivos, ou seja, mudas de plantas, sementes.
As técnicas da bioengenharia são utilizadas na recuperação e proteção de margens, na recuperação de áreas degradadas, na estabilização de taludes, em controle de erosões, entre outros. A bioengenharia se faz presente nos objetivos técnicos-funcionais: no aumento da infiltração e da drenagem, anti-erosão, entre outros. Nos objetivos ecológicos: aumento da biodiversidade no local, auxílio na criação de nichos ecológicos, aumento do potencial da microflora e microfauna do solo. E agrega também na parte de paisagem, contendo assim, os objetivos paisagísticos: restauração da paisagem, recuperação do ambiente, redução do impacto causado por diversas infraestruturas.
Vimos que o conceito dessa área é a união dos materiais inertes com materiais vivos, englobando a engenharia e a biologia em uma só técnica. Possui como objetivo a redução de gastos numa construção, redução do impacto ambiental causado pela infra-estrutura, e claro, a reposição da vegetação.
Entre em contato conosco, via whats app, instagram ou e-mail, que teremos todo o prazer em tirar quaisquer dúvidas!
Referências bibliográficas:
Instituto Militar de Engenharia. TÉCNICAS DE BIOENGENHARIA PARA RECUPERAÇÃO E PROTEÇÃO DE MARGENS. Disponível em: <http://www.ime.eb.mil.br/> Acesso em: 02 de maio de 2020.
GRAY, D. H.; SOTIR, R. B. Biotechnical and soil bioengineering slope stabilization: a practical guide for erosion control. New York: John Wiley and Sons, 1996.