O monitoramento de ruídos em empreendimentos, por diversas vezes é confundido com o monitoramento ocupacional. O monitoramento ambiental é um dos condicionantes impostos aos empreendedores, diante do controle ambiental de atividades.
Nas atividades ocupacionais, algumas medidas devem ser adotadas para garantir a segurança e a prevenção da saúde da sua equipe de profissionais. É necessário definir as condições adequadas de trabalho e promover ações efetivas para que seus funcionários não tenham problemas de saúde gerados pelo seu ambiente de trabalho.
Em locais onde há a incidência de barulhos e sons de alta frequência, é necessário que sejam oferecidos equipamentos de proteção adequados para que o profissional não sofra com a poluição sonora na sua rotina de trabalho e receba o suporte necessário para preservar a sua saúde auditiva.
Neste artigo, saiba mais sobre as medidas de controle de ruído e promova ao seus profissionais um ambiente de trabalho apropriado para as suas tarefas diárias.
Controle de ruído em ambientes
O controle de ruído nos ambientes é de extrema importância para que se identifique os risco aos quais os profissionais atuantes em determinadas atividades, estão expostos.
para o controle operacional deverão ser aferidos os ruídos ocupacionais, ou seja, esse controle de ruído acontece através de um sistema de dosimetria, que são utilizados para identificar as variações de ruídos no ambiente de trabalho no decorrer do dia.
Para que seja possível a medição de ruído ambiental de uma atividade se faz necessária a presença de um equipamento denominado decibelímetro, ou sonômetro ou medidor de nível de pressão sonora (MNPS), é um equipamento projetado para realizar a medição dos nível de pressão sonora, e, consequentemente, aferir o quão intenso é um som.
Em ambientes onde o som não sofre variações, ou seja, onde os ruídos são constantes, é possível que o controle se estabeleça através de um medidor de nível de som.
Os ruídos podem ser observados em diversos segmentos diferentes, assim como em diferentes atividades, como o uso de máquinas e equipamentos, no uso de veículos em viagens de longa ou curta distância, na Saúde, dentre outras.
É nessa perspectiva que se constrói a necessidade de controle dos riscos de ruído e se estabelece as melhores formas de realizar a medição para a aplicação apropriada de preservação da saúde do profissional.
O que deve ser medido
Para estabelecer um controle adequado sobre os riscos de ruído, é necessário que se compreenda o que será medido.
A medição e avaliação dos níveis de ruídos devem ser realizadas em conformidade com a legislação e, portanto, é necessário que se cumpram todas as suas exigências.
Usualmente os órgãos ambientais fiscalizadores, colocam como condicionante ambiental a seguinte premissa:
Os níveis de ruído gerados para atividade industrial deverão estar de acordo com a NBR 10.151, da ABNT, conforme determina a Resolução CONAMA nº 001/1990.
Em outras licenças ambientais, são dispostos um padrão de emissão de particulado, em detrimento da produção industrial.
Ainda em tempo, poderão ser solicitados laudos técnicos anuais para determinar os níveis de ruído da atividade industrial, dentre elas: os equipamentos, operações de transporte e passível de provocarem emissões de particulados...
Como estabelecer o controle de ruídos
Para colocar em prática as regulamentações e realizar um controle mais eficiente sobre os riscos de ruídos, é preciso que:
- As medições aconteçam nos ambientes em atividades costumeiras;
- As medições devem ser realizadas nos ambientes e nas condições habituais de trabalho;
- Seja considerado o clima, as trocas de equipamentos ou maquinários e existem fatores externos ou internos que possam interferir na medição.
O controle de ruídos permite a adequação das medidas protetivas necessárias para a melhoria da qualidade de vida dos profissionais no seu ambiente de trabalho.
Lado Técnico de Controle Ambiental
A elaboração de um Laudo de Ruído Ambiental é a avaliação e plano de ação para controle de poluição sonora, assim como adequação à legislação específica (Federal, estadual e municipal, resolução CONAMA 01/90, entre outras).
Vantagens do Laudo de Ruído Ambiental
– Cumprimento da legislação ambiental e correlatas.
– Subsídio a processos de certificação ambiental (ISO 14000 e outros).
– Subsídio a programas de melhoria ambiental.
Quem pode contratar
Empresas interessadas em melhorias ou certificações ambientais, ou que produzam poluição sonora na comunidade necessitam de Laudo de Ruído Ambiental, solicitado pelos órgãos de controle.
O Laudo de Ruído Externo consiste em uma avaliação quantitativa que possa influenciar em ruídos que afetam arredores ou localidades próximas, são utilizados parâmetros como base a Norma ABNT – NRB 10.151, com instrumento calibrado atendendo a IEC 651 e IEC 61.672.
Para mais informações entre em contato com nossos profissionais pelo WhatsApp e garanta a melhoria na produtividade da sua empresa.