A Importância da Educação Ambiental

Cada vez mais a sociedade atual está preocupada com o meio ambiente. Isso significa que os governos são pressionados a tomar medidas para proteger o ambiente e o cliente demanda que as empresas tenham ações sustentáveis. Por isso, mais do nunca, a educação ambiental é um investimento extremamente importante para as empresas.

A educação ambiental no entendimento da legislação

A educação é um processo multidisciplinar e de enorme importância. Como dito acima, tanto o governo como os clientes, passam a ser partes interessadas no desenvolvimento sustentável de nosso planeta. Só assim será possível manter a nossa qualidade e estilo de vida, e a própria sobrevivência das próximas gerações está em jogo.

Primeiramente é preciso satisfazer o primeiro grande interessado neste assunto: o Governo. Inúmeras leis existem com o intuito de proteção ao meio ambiente, para garantir que as empresas saibam quais são os limites das suas ações, no ponto de vista do impacto natural.

Biólogo da equipe mostrando alguns dos espécimes da fauna local.

Por exemplo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, PNRS, estabelece como deve ser feito o gerenciamento destes resíduos, com regras para garantir que os mesmos são feitos de forma adequada.

Por isso, essa é a primeira importância da educação ambiental, evitar para as empresas problemas com o descumprimento dessas leis.

Além disso, existe o outro lado da moeda. As leis não existem apenas para punir ou controlar, mas também para recompensar e incentivar empresas que apresentem preocupação com o meio ambiente. Por exemplo, existem incentivos fiscais para empresas que investem em projetos ambientais. Com isso, a educação ambiental também apresenta uma oportunidade.

A educação ambiental e o relacionamento com o cliente

Outro pilar da importância da educação ambiental para as empresas é no relacionamento com o próprio cliente. A sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente são dois dos principais interesses dos clientes.

Segundo uma pesquisa divulgada em 2018 pelo instituto Akatu, mostra que o brasileiro está cada vez mais priorizando práticas de consumo conscientes e sustentáveis.

Isto é evidente por conta da quantidade de problemas que o nosso planeta vem enfrentando. Tanto que a nossa maior ameaça é o aquecimento global, um perigo relacionado à natureza, causado pela nossa interferência. O consumidor está, cada vez mais, percebendo esse perigo e exigindo que as empresas cumpram a sua parte em defender o planeta.

Por isso, a partir da pressão do público, são tomadas decisões como a proibição dos canudos e sacos plástico, por exemplo.

Isso apresenta uma excelente oportunidade para as empresas. Aquelas que apostarem em um apelo para o sustentável podem conseguir fortalecer a relação e se aproximar do cliente por meio de um tema que é extremamente importante para ele.

Com isso, a educação ambiental para as empresas é uma forma indireta de conhecer o mercado e os desejos dos clientes, se antecipando ao governo, aos concorrentes e aos próprios consumidores, para encontrar uma solução inovadora e sustentável.

Topógrafo da G&P explicando um pouco sobre o funcionamento dos drones para a comunidade local.

Existem diversas ações que as empresas podem tomar para se tornar mais sustentáveis. Apesar do mito de que elas custam caro ou não são eficientes, dois dos maiores impedidores, na verdade elas trazem benefícios para a sua empresa, já que os próprios recursos serão utilizados de forma mais inteligente e efetiva, trazendo uma redução de custos, o potencial de incentivo e efeitos positivos em longo prazo.

Quer conhecer mais sobre educação ambiental? Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato conosco através das nossas redes sociais. A equipe técnica da G&P vai ter todo o prazer em te atender.

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