A Importância da Gestão Ambiental para sua Empresa

Sustentabilidade é um objetivo a longo prazo que envolve escolhas sobre como vivemos e nos relacionamos com nosso ambiente. Existem diversos caminhos para um futuro sustentável e as empresas desempenham um papel essencial nesse sentido.

Para que as empresas reduzam seus impactos ambientais, é preciso adotar uma metodologia sistemática e incluir a gestão ambiental no planejamento estratégico.

A implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) surge como a principal alternativa para que as ações sejam realizadas de forma integrada.

Os SGAs podem ou não abranger uma certificação e variam em complexidade. O mais conhecido e utilizado é o estabelecido pela norma ABNT NBR ISO 14001, baseado no modelo PDCA (Plan, Do, Check, Act).

Dessa forma, é estruturado em 4 etapas principais:

1. Elaboração da política ambiental;

2. Planejamento dos aspectos ambientais, requisitos legais e objetivos/metas;

3. Implementação e operação por meio de diversos controles e documentação;

4. Verificação do atendimento aos requisitos e melhoria contínua dos processos.

Entenderemos a seguir, os principais benefícios que a implantação de sistemas de gestão ambiental pode trazer para as empresas.

Vantagem competitiva

Implantar um sistema de gestão ambiental é uma forma de gerar valor para a empresa e utilizar a sustentabilidade como estratégia de venda.

Atualmente, os consumidores estão cada vez mais conscientes e buscando alternativas de produtos e serviços que gerem impactos sociais, ambientais e econômicos positivos. É uma maneira de a empresa se posicionar positivamente perante seu público consumidor.

Além de adotar as práticas de gestão ambiental, é importante comunicar os resultados de forma transparente. Os relatórios de responsabilidade socioambiental são um exemplo de estratégia de comunicação que pode ser adotada.

Tornar-se referência em sustentabilidade melhora a reputação da empresa externamente, atraindo mais investidores e oportunidades de negócio, e internamente, gerando maior satisfação e engajamento dos colaboradores.

Redução de custos

A redução de custos é o maior benefício econômico gerado por empresas que adotam sistemas de gestão ambiental. Ela pode se concretizar principalmente pela economia de luz e água.

Como o custo da energia elétrica é alto, ações no sentido de minimizar o consumo se mostram eficientes. Essas ações englobam a utilização de aparelhos elétricos eficientes, uso de lâmpadas LED e uso de sensores de presença, por exemplo.

A utilização de fontes renováveis para aquecimento e geração de energia tornaram-se opções viáveis no Brasil. Com a popularização da energia fotovoltaica, é possível eliminar ou minimizar bastante a conta de luz.

O uso responsável da água, um recurso natural finito, também gera grandes economias para as empresas. Exemplos da otimização do uso incluem reguladores de vazão, torneiras com arejadores e temporizadores, vasos sanitários com caixa acoplada e descarga de acionamento duplo.

Isso sem contar a captação de água da chuva, que pode ser utilizada em torneiras e descargas e proporcionar economia ainda maior.

Quer saber mais sobre gestão ambiental? É só acompanhar nossas redes (instagram, facebook, linkedin) ou contatar nossa equipe!





Receba os melhores conteúdos sobre Consultoria Ambiental!

Cadastre-se agora para receber nossa newsletter.

G&P Soluções Ambientais

G&P Soluções Ambientais

22/01/2021

Uma consultoria apaixonada por regularizar os empreendimentos a partir de uma gestão ambiental eficiente. O licenciamento ambiental e a topografia são a nossa causa!

Copyright © 2017 Licenciamento Ambiental | G&P Soluções Ambientais

Share This