A importância do Monitoramento Ambiental

Zelar pela natureza e pelo meio ambiente é, além de dever de todo cidadão, lei que precisa ser cumprida principalmente por empresas do ramo de construção civil, agronegócio, indústria e também mineração.

Ignorar a legislação que prevê o monitoramento ambiental pode ser enquadrado como crime ambiental. Porém, realizar esse monitoramento de maneira eficiente tem sido uma dificuldade muito comum para os empreendimentos.

Algumas atividades como licenciamento ambiental, topografia, georreferenciamento, e auditoria ambiental são processos essenciais quando se fala em monitoramento ambiental, portanto, realizar esses processos com funcionários ou empresas terceirizadas é uma grande responsabilidade.

Pensando nisso, vamos explicar para que serve e como funciona o processo do monitoramento ambiental.

Para que serve o monitoramento ambiental?

É interessante se fazer essa pergunta enquanto pessoa física para entender a importância desse processo também na instância de pessoa jurídica.

O monitoramento tem como objetivo analisar os impactos ambientais provocados pela ação de uma empresa. Logo, essa análise deve ser minuciosa e crítica.

Esse processo serve também para entender a qualidade dos recursos naturais que permeiam esse ambiente. Mas como assim? Se essa empresa está localizada perto de um rio que fornece água para uma determinada população, esse trabalho de medição da qualidade é extremamente necessário e qualquer desequilíbrio ambiental pode afetar diretamente a população.

Além desses pontos apresentados, esse processo serve para avaliar as ações e estratégias tomadas pela empresa. Se for detectado um desequilíbrio ambiental prejudicial para o ambiente, é importante que essa empresa repense o que tem feito para que esses prejuízos sejam corrigidos de algum modo.

Sendo assim, é importante para a natureza no geral, tanto para medir  quanto para preservar os locais de interesse.

Como funciona o processo de monitoramento ambiental?

O processo de monitoramento é uma avaliação; e toda avaliação em termos biológicos necessita de coleta de dados. Além disso, é preciso também que haja uma observação do espaço de interesse.

Ou seja, é provável que esse processo leve um pouco de tempo, pois o responsável precisa tomar conhecimento se as condições daquele ambiente estão sendo afetadas por fatores como clima e tempo.

Ademais, o processo conta com diversas medições. Isso serve para acompanhar, por exemplo, o desenvolvimento de algumas espécies de animais e plantas que estão envolvidas no espaço daquela empresa e em torno.

Funciona também realizando diagnósticos de acordo com as condições encontradas. Esses diagnósticos são importantes, pois acarretam mudanças no ritmo e processos da empresa. Esses resultados devem ser apresentados ao poder público, que vai analisar e realizar a liberação para o funcionamento legal.

Se sua empresa precisa realizar esses processos, é importante procurar por uma empresa responsável e com atendimento de qualidade. Esse é o caso da G&P Soluções Ambientais, que trabalha com Licenciamento, Auditoria e outros serviços. Tire outras dúvidas sobre conosco, enviando mensagem para o nosso WhatsApp e redes sociais!

 




Receba os melhores conteúdos sobre Consultoria Ambiental!

Cadastre-se agora para receber nossa newsletter.

G&P Soluções Ambientais

G&P Soluções Ambientais

02/10/2020

Uma consultoria apaixonada por regularizar os empreendimentos a partir de uma gestão ambiental eficiente. O licenciamento ambiental e a topografia são a nossa causa!

Copyright © 2017 Licenciamento Ambiental | G&P Soluções Ambientais

Share This