Como planejar e executar uma Auditoria ?

O segredo para que um auditor consiga fazer uma excelente auditoria é o PLANEJAMENTO. Sem isso, geralmente o que se obtém é um resultado incipiente e superficial; é quase como se não tivesse ocorrido uma auditoria.   

O planejamento de uma auditoria inicia-se na coleta de informações internas da empresa, principalmente ramo de atividade, licenças ambientais, processos envolvidos, recursos e competências, informações do mercado onde a empresa atua, concorrentes, fornecedores, novas tecnologias, são também fundamentais.

Em seguida, deverá ser estabelecido os responsáveis para cada ação com as respectivas metas e prazos. Também o modelo de monitoramento das implantações das ações; isto é: “quem”, “quando” e “como” será feito o controle das ações após auditoria.

Por fim, recomendamos que nunca usem check-lists padronizados, pois limitam o processo de auditoria deixando de lado tópicos importantes e, como dizem por aí:  “Você faz as perguntas que o auditado já conhece para receber as respostas que você já sabe”.

Quer ajuda com tua auditoria? Manda um e-mail pra nós: katia@gepsolucoesambientais.com.br

 

Compartilhe!

cadastre-se na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos sobre Consultoria Ambiental!

Cadastre-se agora para receber nossa newsletter.