Como uma assessoria ambiental pode ajudar sua empresa na redução de custos?

Basicamente, o segredo para o sucesso das empresas depende de fatores específicos. Um dos principais se refere à gestão financeira do negócio. Ela é vital para que a organização consiga reduzir custos e, assim, ampliar a margem destinada aos investimentos. Tudo isso precisa ocorrer simultaneamente. Mas, qual seria o papel da assessoria ambiental nesse processo?

De fato, este tipo de consultoria contribui significativamente na diminuição dos gastos de qualquer empresa. Para saber como isso acontece na prática, basta acompanhar as próximas linhas. Boa leitura!

Otimização da utilização de recursos naturais

Independente da área de atuação, o objetivo de qualquer assessoria consiste em orientar os clientes quanto às melhores práticas do mercado.

Em se tratando de economia, a assessoria precisa identificar quais são os responsáveis pelo rombo nos cofres de cada organização. Na maior parte das vezes, aparecem dois problemas:

  • Excesso do uso de energia elétrica;
  • Desperdício de água.

No que tange à energia elétrica, ela pode deixar de ser a vilã. Para isso, é necessário desligar máquinas e computadores usados na produção sempre que possível. Além disso, o projeto da edificação da empresa precisa ser feito de forma a favorecer o uso da luz natural.

Em alguns casos, convém até uma mudança para um endereço que contenha as características desejadas. Em outros, é possível reformar a propriedade, o que será efetuado com a ajuda de engenheiros e arquitetos.

Existe ainda outra maneira eficaz e econômica de ter energia elétrica: por meio da instalação de painéis solares. Infelizmente, o gasto com a aquisição desses equipamentos é um tanto quanto elevado.

Porém, a empresa precisa elaborar uma estimativa de redução dos gastos em longo prazo. Assim, chegará o momento em que ela recuperará todo o dinheiro investido nos painéis. O gestor não precisa se preocupar, já que o projeto será elaborado pela assessoria ambiental.

No que diz respeito à água, a assessoria ambiental trabalha com um fato incontestável: trata-se de um recurso limitado. A partir daí, ela desenvolve soluções voltadas para a reutilização da água. Desse modo, o uso dos recursos hídricos passa a ser feito de um modo sustentável.

De maneira prática, a reutilização da água acontece por meio do tratamento de efluentes. Se bem gerenciados, os resíduos gerados nos processos produtivos podem ser reaproveitados.

A gestão dos resíduos merece destaque, pois é uma forte tendência de aprimoramento da gestão financeira das empresas. A prática é o exemplo perfeito de como um negócio antenado ao mundo moderno deve ser sustentável.

Nem sempre esse reaproveitamento é possível. Nesses casos, ainda é pertinente pensar em formas de descartá-los apropriadamente. Assim, o meio ambiente fica protegido de possíveis consequências desastrosas.

Adequação à legislação ambiental

Uma assessoria ambiental efetiva também mantém as empresas totalmente alinhadas à legislação ambiental brasileira vigente. Consequentemente, as organizações ficam livres de serem surpreendidas com autuações, decorrentes das infrações cometidas.

As soluções apresentadas já foram testadas e aprovadas em diversas empresas. Talvez, você não saiba nem por onde começar. Mas lembre que todo o trabalho deve ficar a cargo de uma assessoria ambiental experiente.

Pensando em soluções ambientais eficazes? Acesse o nosso site, conheça a nossa expertise e fale com um de nossos consultores! Você pode também entrar em contato conosco pelo WhatsApp para mais informações.

 




Receba os melhores conteúdos sobre Consultoria Ambiental!

Cadastre-se agora para receber nossa newsletter.

Copyright © 2017 Licenciamento Ambiental | G&P Soluções Ambientais

Share This