Meio Ambiente e Segurança do Trabalho: Qual a ligação?

Você sabia que o meio ambiente está diretamente ligado a segurança do trabalho? Vem ler e entender mais sobre!

O que é segurança do trabalho?

Segurança do trabalho é o conjunto de medidas, estudos e procedimentos que visam controlar e evitar os riscos causados por agentes físicos, agentes biológicos e agentes químicos. Assim sendo, a segurança do trabalho visa prevenir acidentes em todas as áreas: no campo, no escritório, na indústria, na construção civil, no laboratório, na mineração, entre outros! 

Quais os ricos?

Os riscos ambientais que estamos expostos são classificados de acordo com os agentes de riscos, assim sendo:

Agentes físicos: ruídos, pressões e temperaturas anormais, radiações, vibrações.

Agentes biológicos: fungos, bactérias, parasitas, vírus, protozoários, bacilos.

Agentes químicos: poeiras, gases, neblinas, névoas, todos os tipos de vapores.

Também tem os riscos por acidentes: ferramentas inadequadas, manejo de animais peçonhentos sem o conhecimento necessário, pouca iluminação, armazenamento de substâncias inadequado, uso de máquinas e equipamentos sem EPIs.

E os chamados riscos ergonômicos: levantamento manual de peso, postura incorreta, esforço físico muito intenso, entre outros.

Qual a conexão com o meio ambiente?

Para evitar os riscos ambientais, é necessário o uso de EPIs, mascarás, luvas, capacetes, colete, entre outros que são indispensáveis para cada trabalho específico. O meio ambiente engloba o uso da proteção individual, como citado acima, o descarte correto dos EPIs, descarte correto do lixo, a prevenção de acidentes e principalmente no monitoramento das licenças ambientais.

A segurança do trabalho é interligada ao meio ambiente de tal forma, que possui até normas sobre isso, conforme a Portaria número 3.214 do Ministério do Trabalho. Os desacatos das normas citadas geram diferentes tipos de multas e penalidades. Destacamos as normas entrelaçadas ao trabalho da Consultoria Ambiental:

NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual (EPI);

NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;

NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção;

NR 22 – Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração;

NR 34 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval.

Lembrando sempre que: lavar as mãos e usar álcool em gel 70% devem ser realizados todos os dias em todos os diferentes ambientes de trabalho. Feito! Agora aprendemos que o meio ambiente e a segurança do trabalho são temas que andam lado a lado. Por isso, é importante que cada empresa cuide da saúde do seu trabalhador, visando sempre bem estar físico.

Ficou interessado em nossos serviços? Entre em contato conosco pelo nosso Instagram, Whatsapp ou e-mail e tire todas as suas dúvidas. Estamos a tua disposição!

 

 

 





Receba os melhores conteúdos sobre Consultoria Ambiental!

Cadastre-se agora para receber nossa newsletter.

Juliana Bittencourt

Juliana Bittencourt

03/07/2020

Acadêmica de Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Luterana do Brasil. Atua como estagiária na firma, auxiliando o time do meio biótico nos relatórios técnicos e vistorias de campo. Auxilia também na elaboração de protocolos e ofícios.

Copyright © 2017 Licenciamento Ambiental | G&P Soluções Ambientais

Share This